Governo diz que só 1% dos trabalhadores portuários testaram positivo para Covid-19

Fonte: Globo Rural
Cerca de 500 profissionais dos 50 mil foram diagnosticados com a doença, de acordo com o secretário nacional de portos
Dos cerca de 50 mil trabalhadores do setor portuário, aproximdamente 500 profissionais foram diagnosticados com Covid-19, o equivalente a 1%. A informação foi divulgada pelo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, em live realizada pela Intermodal South America na quinta-feira (4).
Piloni frisou que as medidas de combate ao avanço da doença estão sendo eficazes no setor portuário, visto que é uma área de constante exposição. “Consideramos que o número está dentro do controle quando pensamos em um público que acaba se expondo mais ao risco”, disse.
A edição da MP dos Portuários, que garante cobertura financeira aos profissionais afastados por estarem em grupos de risco, também foi pauta da conversa. Entre 15% e 20% dos trabalhadores foram afastados com a garantia salarial pelos Órgãos Gestores de Mão de Obra (OGMOs).
O secretário ressaltou o fato de a MP evitar aglomerações nos portos. “Eu via grandes quantidades de trabalhadores reunidos e ficava preocupado. Trouxemos a escalação eletrônica, que tem sido um sucesso. Os próprios trabalhadores reconhecem a importância disso”.