Acordo Coletivo de Trabalho: Sindicato participa de reunião no Ministério dos Transportes

Durante essa semana, o Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro se fez presente em Brasília. Além da Audiência Pública sobre o PORTUS,Representantes do Sindicato visitaram gabinetes de parlamentares, conversaram com assessores do TCU e STF na tentativa de mobilizar o governo para maior apoio às pautas de reivindicação da categoria portuária.

A Federação Nacional dos Portuários, juntamente com os demais sindicatos dos portuários do Brasil, representantes das Companhias Docas do Brasil e o presidente da Associação Brasileira da Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) se reuniram, em 26/06/2018, no Ministério dos Transportes para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho.
Os estados se manifestaram quanto suas particularidades e dificuldades.

O representante do Ministério dos Transportes propôs que seja elaborado um grupo, com participação de representantes dos sindicatos, FNP, companhias docas, ministério do Planejamento e ministério dos Transportes, para em um prazo de 60 dias dialogar sobre o ACT.

Ficou BEM CLARO por parte dos trabalhadores de que seria possível o acordo, desde que fossem mantidas as cláusulas existentes e da aplicação INPC do período.

O presidente da ABEPH relatou que o ministério do planejamento indicou a intenção de excluir cláusulas sociais. O que foi imediatamente repudiado pelas representações dos trabalhadores, pois certamente acarretará em mobilização e greve nacional.

Independente das reuniões do grupo, houve o compromisso por parte do presidente da ABEPH, quanto a aplicação do índice de 2% a partir de 01.06.2018, nas cláusulas econômicas a título de antecipação para o ACT em negociação.
Foi acordado marcação de uma primeira reunião desse grupo, ainda a ser nominado por suas lideranças, para o dia 10.07.2018 para definir o encaminhamento das tratativas.