Representantes portuários se reúnem novamente com Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil

A manhã de hoje (02/08) foi marcada por uma longa reunião com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil com a Federação Nacional dos Portuários , demais sindicatos portuários, APPORTUS/RJ, UNAPORTUS/RJ e APPORTUS/ES.

A reunião foi para tratar do tema PORTUS, o grupo soloicitou ao ministro que possa agilizar o agendamento de uma reunião de conciliação entre os ministérios do Transportes e do Planejamento, representantes do Portus e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que havia sido solicitada pela categoria há mais de 40 dias.

Pediram também a liberação dos recursos federais que estão bloqueados na Justiça. No começo do mês, o deputado federal João Paulo Papa (PSDB) havia solicitado a Silveira que tratasse deste assunto com o Ministério da Fazenda.
Na ocasião também discutiram possíveis soluções factíveis para sanar a problemática do PORTUS.

“Nós trabalhadores não somos os causadores desse problema, contribuímos mensalmente com o Fundo, quem não pagou foi o Governo Federal, as Companhias Docas, totalizando mais ou menos 3 bilhões de reais. O que precisamos agora é da liquidação dessa dívida, que não é nossa. ” salientou presidente do Sindicato, Sérgio Giannetto.

Na parte da tarde haverá outra reunião para tratar especificamente sobre Acordo Coletivo de Trabalho.