Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro participa do III Encontro Nacional da Guarda Portuária

Realizado na Bahia entre os dias 4 e 6 de maio, o III Encontro Nacional da Guarda Portuária organizado pela Associação dos Guardas Portuários do Estado da Bahia (ASGPOR-BA) contou com a participação dos guardas de todo o Brasil. O Diretor de Assuntos da Guarda Portuária do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, Ange Biniou, marcou importante presença no Encontro participando dos debates e apresentações durante os três dias de evento.

Ao longo do Encontro os participantes discutiram a conjuntura nacional, o futuro dos portos públicos, das Companhias Docas, os possíveis reflexos da Lei de Terceirização para a Guarda Portuária, a importância do ISPS Code para a atividade e a Proposta de Emenda a Constituição 59 (PEC 59/2009) de autoria do deputado Márcio França (PSB/SP) que trata sobre a transformação da Guarda Portuária em Polícia Portuária Federal e sua inclusão no Art. 144 da Constituição Federal/88.

Participaram do Encontro como palestrantes, além de membros da própria Guarda Portuária, representantes da Marinha do Brasil, da ANTAQ, da Federação Nacional dos Portuários, Polícia Federal e outros, com foco na integração dos agentes públicos inseridos no debate da segurança portuária.

Em sua fala, o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, ressaltou a importância do momento para a discussão da segurança portuária pública e também as dificuldades que o setor pode enfrentar nos próximos meses com as Reformas Trabalhista e Previdenciária e sinalizou ainda a ameaça de privatização das Companhias Docas. Guterra encerrou dizendo que a união de todos os portuários nessa conjuntura é essencial para impedir os retrocessos.

Com a palavra o Diretor Ange Biniou elogiou a organização do evento e o compromisso de continuidade firmado por todos os presentes. “Gostaria de parabenizar em especial o presidente da Associação dos Guardas da Bahia, Esdras Nunes, pela sua firmeza e comprometimento. Saímos desse Encontro com algumas metas definidas e com a certeza de que estaremos juntos nas próximas lutas”, disse Biniou.

Por Beatriz Bandeira

* Com colaboração da ASSCOM/FNP